Apresentação


Roteiro de um dia inteiro para uma visita à zona fronteiriça espanhola entre Elvas e Mourão.

Trajectória circular com partida de Montemor-o-Novo. O percurso é reversível mas recomenda-se a ida até à fronteira por Évora, Reguengos de Monsaraz e Mourão. Depois a volta a Norte por Elvas, Estremoz e Arraiolos. Caso seja necessário, o regresso poderá ser apressado pela autoestrada A6.

O tema forte desta volta são a visita a três "pueblos extremeños" todos eles com interesse histórico.

-Villanueva del Fresno: pueblo típico espanhol que ficou conhecido por aqui terem sido descobertos os corpos de Humberto Delgado e Arajaryr Campos, sua secretária, assassinados por uma brigada da PIDE.

-Alconchel: outro pequeno mas charmoso pueblo com castelo medieval altaneiro de origem Árabe. Foi ocupado por mouros, portugueses e franceses antes de passar definitivamente para a posse dos espanhóis.

-e, por fim, a cidade de Olivença, o ponto alto da viagem. Esta cidade de administração espanhola é ainda hoje em dia reclamada por Portugal. A sua origem está intimamente ligada à história lusa estando até aos dias de hoje bem presentes o legado e influência portugueses.

Pela sua proximidade e porque nem sempre a demarcação de fronteiras foi evidente, estes locais já fizeram parte do território português.

Hoje em dia estão inseridos na região raiana (la raya) da Extremadura espanhola, parte da província de Badajoz. À semelhança das localidades vizinhas esta é uma zona de criação de gado e onde o porco preto também encontra lugar nos vastos montados de sobreiro.

Passar por aqui é também uma oportunidade de revisitar a história. Como tal e para melhor enquadramento recomenda-se a leitura do Contexto Histórico.