Apresentação


Inicia no Porto, mais precisamente em Vila Nova de Gaia, e segue junto ao rio pela margem Sul durante 222 quilómetros até aos limites da vila de Almendra em plena região do Douro Internacional.

Ganhou especial destaque quando foi classificado pela empresa de aluguer de automóveis Avis como a melhor estrada do mundo para se conduzir.
A classificação baseia-se num rácio (Avis Driving Ratio) de percurso em recta por curva, com o valor óptimo fixado em 10 por 1 (10:1), ou 10 segundos de recta por 1 de curva.
A N222 alcançou a nível mundial o rácio mais próximo de 11,3:1 no troço entre Peso da Régua e Pinhão.

Avis Best Road - Portugal, Douro Valley, Peso da Régua to Pinhão

Na sua plenitude a N222 não são só curvas. É um belíssimo trajecto com início na malha urbana, que segue durante quilómetros com o rio Douro à vista e que atravessa as majestosas e intrincadas quintas de vinha do Douro.
Como se já não bastasse o fabuloso rácio, a paisagem por si só vale o passeio. Mas é a combinação de estrada e cenário que tornam esta viagem fantástica e única.

vista do miradouro de Casal de Loivos

É um percurso rolante mas relativamente exigente que demora em média (com algumas pausas rápidas para foto) entre 6 a 7 horas. Pode parecer muito para cerca de duas centenas de quilómetros mas a passagem por localidades e a grande maioria do percurso de curvas cerradas assim o justificam.

Vídeo do nosso trajecto pela N222, A Melhor estrada do Mundo

Iniciando cedo pode ser feito tranquilamente durante o dia, sendo possível fazer o regresso ao ponto de origem por autoestrada em cerca de 2 horas. Com dois dias é possível fazer um regresso semelhante pela N108 que segue pela outra margem (Norte).

cais nas Caldas de Aregos

As melhores épocas para percorrer a N222 serão a Primavera ou final do Verão. Em Março temos a floração das Amendoeiras no Douro Superior e em Setembro é tempo de vindimas, quando as vinhas ficam mais coloridas que nunca.

marco final próximo de Almendra