Grupo Serra do Açor
Benfeita (Arganil)
Sede de freguesia, por ela passa a Ribeira da Mata que subindo o seu curso nos leva à Mata da Margaça e à fabulosa Cascata da Fraga da Pena. Faz parte do conjunto de aldeias ditas "brancas", aqui o xisto está maioritariamente escondido pelo reboco mas tal não a faz menos charmosa ou interessante.
Pontos de interesse próximos: Capela de Santa Rita, Capela da Senhora da Assunção, Capela de São Bartolomeu, Capela de São Nicolau, Ribeira da Mata, Torre de Salazar, Ribeira do Carcavão, Mata da Margaça, Cascata da Fraga da Pena, Serra do Açor, Aldeia de Vila Cova de Alva.
Vila Cova de Alva (Arganil)
Localizada à beira do Rio Alva esta é a aldeia (hoje vila) com maior conjunto monumental, muito devido ao facto de aqui se ter estabelecido o Convento de Santo António. As construções do núcleo central são de xisto e granito (para os elementos nobres) estando no entanto quase a totalidade das casas rebocadas, inserindo assim a aldeia no conjunto de "aldeias brancas".
Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Convento de Santo António, Pelourinho, Solar de Abreu Mesquita, Solar dos Condes da Guarda, Rio Alva, Aldeia da Benfeita, Aldeia das Dez.
Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital)
Com localização privilegiada sobre o Rio Alvôco esta charmosa aldeia é também apelidada de "Aldeia Miradouro" (entre outras designações). De facto podem-se destacar quatro miradouros: do Penedo da Saudade, da Mimosa, do Largo Alfredo Duarte e também a belíssima vista do varandim do adro da Igreja Matriz. Também é prolífica em fontes: a Fonte do Povo, a Fonte do Marmeleiro, a Fonte de Soito Meirinho e a *Fonte do Cabo do Lugar.
As casas aqui são predominantemente em granito fruto da proximidade da Serra da Estrela**, cujo ar puro da serra que se sente bem aqui.
Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz, Capela de Nossa Senhora das Dores, Cruzeiro, Solar Pina Ferraz, Miradouro do Penedo da Saudade, Miradouro da Mimosa, Miradouro do Largo Alfredo Duarte, Miradouro do Adro da Igreja, Rio Alvôco, Aldeia de Vila Cova de Alva.
Sobral de São Miguel (Covilhã)
Já no concelho da Covilhã e ainda próxima da Serra do Açor é provavelmente a aldeia com o maior conjunto de construções em xisto. Infelizmente também aqui a maioria das fachadas foi rebocada escondendo a pedra de xisto. É necessário descer pelas estreitas quelhas (algumas que o Sol nunca ilumina) até à ribeira do Porsim para encontrar o núcleo mais antigo e rústico.
É conhecida pelo "Coração do Xisto" pela grande disponibilidade desta pedra no vale onde se encontra. A aldeia teve o pico de desenvolvimento durante a exploração de volfrâmio (Primeira e Segunda Grande Guerra) no complexo mineiro das Minas da Panasqueira que não está distante.
Pontos de interesse próximos: Igreja matriz de São Miguel, Capela de Santa Bárbara, Lagar do vale e do moinho, Moinhos nas Ribeiras do Carvalho e do Pisco, Ribeira do Porsim, PR Caminhos do Xisto.
Fajão (Pampilhosa da Serra)
Situa-se numa encosta e foi vila e sede de concelho até 1855. Foi iniciada a sua recuperação em 2003 tendo algumas casas sido demolidas e reconstruídas conferindo-lhe parte do ar pitoresco de outrora. Actualmente a maioria das fachadas é de xisto com alguns apontamentos de quartzito.
Tem o seu próprio museu (de Monsenhor Nunes Pereira) com um interessante espólio etnográfico e artístico que preserva o legado histórico da aldeia.
Pontos de interesse próximos: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, Museu Monsenhor Nunes Pereira, Antiga casa da Câmara e Cadeia, Penedos de Fajão, PR Caminhos do Xisto
Mensagens:
Enviado a 25-11-2022 por ZuluEcho
Enviado a 25-11-2022 por Daniel Santos
Deixe-nos a sua mensagem