Apresentação


Que melhor desculpa para passear senão fazê-lo pelo paladar? E não será só desculpa mas também uma forma de conhecer um lugar, uma região ou mesmo uma tradição.

Pão-de-Ló de Alfeizerão

Todo o bom Português gosta de comer mas não é de pratos que trata esta secção do site. Aqui vamos abordar o prazer da pausa para um café ou melhor do que vai bem com este... um doce. De facto são coisas que combinamos na perfeição muito pela riqueza de doçaria que predomina no nosso país.
Não haverá com certeza muitos países que possam rivalizar com a quantidade (e qualidade) de doces típicos portugueses a qual se deve em grande parte à tradição e história da doçaria conventual.

De facto historicamente muitos dos doces típicos derivam ou têm a sua origem nos doces produzidos nos conventos (por freiras ou frades) por volta do século XV, época que se crê que tenha entrado na gastronomia conventual o açúcar (até então o mel era utilizado) devendo-se este facto em grande parte à influência da colonização da Ilha da Madeira onde se cultivava a cana-de-açúcar.

Cabana dos Parodiantes em Salvaterra de Magos

À época Portugal era também um dos maiores produtores de ovo da Europa. As claras eram usadas como clarificador na produção de vinho branco e como goma para engomar os fatos. Sobravam assim uma boa quantidade de gemas então aproveitadas com o açúcar para produzir doces para as festas religiosas.

E assim se juntam os dois mais importantes e relevantes ingredientes da doçaria conventual, sendo estes muitas vezes combinados com amêndoa e farinha.

Mas não é só de doçaria conventual que tratamos aqui... O que propomos é um levantamento a nível nacional de pastelarias, doçarias, confeitarias e outras que tais que se destacam por produzir os melhores doces da região - sejam tradicionais, típicos ou criações novas pois há muitas que rivalizam hoje em dia com os melhores doces tradicionais.

Tortas de Azeitão

E como ainda não visitamos todos os locais e porque haverá muitos outros ainda desconhecidos será um projecto dinâmico em evolução constante que iremos actualizando à medida que for oportuno e necessário.
Se o visitante identificar alguma incorrecção pedimos encarecidamente que nos contacte-nos através do seguinte email que também serve para quem nos queira fazer chegar outros lugares de destaque - apenas e estritamente no âmbito de doces e estabelecimentos que os vendam - prometendo que logo que possamos avaliaremos a possibilidade de incluir uma referência no mapa. Importante referir também que não trabalhamos com patrocínios ou qualquer tipo de publicidade... Os locais referenciados assim estão por assim acharmos que devem constar no mapa.

Total: 85 pastelarias, confeitarias, doçarias

Partilhamos desta forma os lugares que já visitámos e outros que queremos visitar. Excelentes motivos para se fazer à estrada e dar uma Volta a Portugal com Açúcar

Mensagens:



Deixe-nos a sua mensagem