Rabo de Toiro


Dia 2, Ronda

Demos uma voltinha à Plaza de Espanha para onde dá o Parador e regressámos por dentro passando pela Plaza del Socorro, uma espécie de Rossio lá do sítio.

Plaza de Espanha

A Plaza del Socorro tinha aspecto mais grandioso que a Plaza de Espanha, mas com esta chuva não havia muita gente na rua.

Seriam horas de jantar e optámos por fazê-lo no restaurante do hotel onde estávamos alojados, que nos pareceu ter boa pinta e ser acolhedor. Depois, com a chuva que já caia e no caso de estarmos bem bebidos, só teríamos de nos ajudar um ao outro para subir aos aposentos.

Já sentados à mesa e consultando a ementa recomendaram-nos o menu turístico composto por uma colecção de “entrantes” tradicionais seguidos de um prato principal típico. Pareceu-nos bem, não propriamente barato, mas sem dúvida adequado. Para começar, “ensalada” mista, finas fatias de presunto extra, queijo mergulhado em azeite, ovos “revueltos” (mexidos) e morcela cozinhada…

Eu confesso que ficava bem só com isto.

Mas por cima veio ainda o prato principal, uma peça larga de entrecôte de vitela para mim e um rabo de toiro para o Barradas. Sim, se ficaram na dúvida trata-se mesmo da cauda do animal e não de uma parte do quadril. Uma especialidade local, não estivéssemos nós na cidade dos Romeros (famosa dinastia de toureiros rondanos, ou serão rondeiros?).

Tudo da melhor qualidade e cuidadosamente confeccionado. Uma refeição digna de reis. No final ainda os “postres”, menos espectaculares, mas satisfatórios. No que toca a sobremesas sempre achei que faltava imaginação aos espanhóis, não é raro o lado onde quando se pede um pudim flã vem para a mesa uma embalagem do Lidl ainda fechada. Repasto memorável que demorou algum tempo, que é como assim deve ser. Lembro-me que fomos falando de vários temas e que a meio o meu telemóvel resolveu suicidar-se no meio de um envio de fotos para o “livro das fuças”.
No final estávamos sóbrios mas tão cheios que achámos melhor voltar à rua para desmoer um bocado. Saímos, mas não demorámos, o tempo não estava para passear.

caixas ATM para pequeninos

Mais um dia excelente de turismo, com boas estradas, paisagens e comida.
Infelizmente a previsão meteorológica para o dia seguinte continuava a não ser tão animadora.



Leave a message