Cabras Payoyas


Dia 3, Grazalema

Rumámos para Norte em direcção ao pueblo que dá nome a esta serra.

Antes ainda passámos por um pueblito de nome El Bosque, mas depois da dose destes dias nada de muito interessante a destacar por aqui... E passámos também ao lado do seguinte, Benamahona, que é ainda mais pequeno que o anterior.

Finalmente Grazalema. Pueblo grande e bonito enfiado numa cova no meio das montanhas de calcário.

A origem de Grazalema é muito antiga, sabendo-se que em 715 foi conquistada pelos Mouros e em 1485 reconquistada a estes, junto com mais outros seis pueblos de onde se incluem também Ubrique e Villaluenga del Rosario... Nessa altura assumiu o nome de Zagrazalema.

Estacionámos a motos próximo da praça e fomos dar uma voltinha curta por ali.

As ruazinhas são o máximo... Casitas de um branco impecável amontoadas umas contra as outras.

A maioria destes pueblos foi arrasado e saqueado durante a Guerra da Indepência (século XVIII) e depois durante a Guerra Civil Espanhola (século XX)... Grazalema não foi excepção. Felizmente perdurou, mesmo com uma valente redução demográfica. Têm resistido nos esconderijos desta bela serra, preservando os seus traços originais sem deixar de se ajustar racionalmente ao turísmo, valorizando também os seus produtos regionais.

Por falar nisso, Grazalema e arredores (nomeadamente Villaluenga del Rosario e Montejaque) são região demarcada das cabras payoyas que apenas se encontram aqui. Destas faz-se o queijo payoyo, um produto tradicional desta região.

Foi só uma voltinha, já que estava na hora de almoço... Melhor tratar da bucha agora e deixar a visita mais tranquila para depois.

Seguimos para a praça principal onde estavam os comes e bebes... Muito movimento por aqui.

Havia uma enorme esplanada que parecia bem simpática... Mas bolas, não cabia lá nem mais um alfinete!

Acabámos por arranjar lugar num interior de um restaurante com aspecto agradável.

A ementa era assim, assim... Aquele típico menu de dois pratos... Mas vamos a isso que também fica em conta.



Deixe-nos a sua mensagem