Cinco anos de Coiso
Agosto de 2023
Quinto ano de Coiso e apenas uns 5.000km a mais no odómetro. Seguramente o ano em que menos quilómetros percorremos.
Estava planeada uma travessia dos Pirenéus em Junho que no ultimo momento tivemos de fazer de carro por causa da previsão meteorológica. Três ou quatro dias de dilúvio que teriam arruinado o passeio se tivéssemos ido de Spyder.
Fomos dividindo os passeios pelo país fora. Destaca-se a Rota Norte (um percurso circular que une várias nacionais a Norte) quase 800km (sem ligações) feitos durante a semana da Páscoa.

Também dedicámos algum tempo ao grupo de Can Am On-Road Portugal Riders, organizando dois passeios: o primeiro de um dia em redor do rio Zêzere e o segundo num fim-de-semana na bonita região de Arouca.

Em termos de manutenção foi um ano de despesas. Primeiro a habitual mudança de óleo anual que nunca falha, sendo que este ano decidi manter a fórmula dos últimos dois anos. Ou seja, continuar com o Amsoil Metric SAE 10W40 que veio da everymotors.pt em Ponte da Barca e ficou ao preço de 91.60€ por cerca de 5,6 litros. O filtro de óleo foi encomendado à loja Martin The vLogger Shop na Eslováquia bem como o jogo de anilhas, vedantes e aproveitei também para mandar vir bujões novos para o cárter do motor e transmissão. Não que precisasse - os de origem estavam bons - mas pelo valor achei que valia a pena sendo que ambos os novos parafusos são magnéticos ao contrário de os de origem onde apenas o do lado da transmissão é. O magneto (que fica no lado interior do motor) permite capturar as limalhas metálicas que circulam no óleo provenientes da fricção no interior do motor.

A cada 40.000km é também necessário trocar o filtro da transmissão. Uma espécie de cartucho que encaixa no lado direito do motor onde se encontra a transmissão. É uma peça que só existe na marca e que por acaso encontrava-se em stock na loja do Martin (a preço inferior ao do concessionário), pelo que também veio daí.

Ainda durante a Rota Norte notei que de manhã com o tempo mais frio a Spyder mostrava alguma dificuldade a arrancar e via uns flashes no ecrã... Ora isso é um claro sinal que a bateria de 12V está a ir à vida... Felizmente aguentou-se até voltar a casa, mas tratei logo de mandar vir uma nova... A bateria do Coiso é de cerca de 21Ah ou seja bem generosa o que se justifica pela necessidades eléctricas da máquina (como por exemplo a direcção assistida eléctrica). Pelo que vi os 5 anos (que foi o que esta durou) estão acima da média, sendo que 3 anos é o normal e aceitável... 3 anos parece-me pouco, 5 já acho mais aceitável até porque a máquina fica muito tempo parada entre viagens, mas sempre ligada a um carregador inteligente para manter a carga (Optimate) que me parece terá sido o responsável por este tempo prolongado "acima da média".
A de origem é japonesa (Yuasa) e apesar de haver alternativas mais em conta resolvi não arriscar e mandei vir outra igual - Yuasa YTX24HL BS - directamente da lubricantes-online onde arranjei o melhor preço (95.95€) uma loja espanhola em Múrcia que conta com já com 10 anos de existência.

Mas as despesas não ficaram por aqui. O pneu traseiro estava a chegar ao fim de vida, pelo que mandei vir não um, mas três pneus da Eslováquia (loja do Martin). Na verdade aproveitei um bom preço (446€) e mandei vir um conjunto completo, apesar de efectivamente só o pneu traseiro precisar de ser trocado. Este como o anterior fizeram cerca de 21.000kms. Tinha vida ainda para fazer talvez mais 4.000km, mas eu não gosto de levar os pneus ao limite.

Levei a roda à Egipneus em Lisboa que me fez a troca (6€). Apesar desta casa também trabalhar com motas a roda traseira da Spyder é demasiado esquisita e não conseguiram fazer calibração na máquina. De maneira que só recorrendo a alguma oficina que capaz de fazer uma calibração manual. Sinceramente a roda traseira por calibrar não me faz muita confusão, o mais que se pode sentir é uma vibraçãozita. Mas optei por outra solução - um selante e balanceador que se coloca dentro do pneu - o Ride-On. É um produto americano (não muito fácil de arranjar por cá) com consistência de gel que tem duas funções: actua como selante reduzindo drasticamente os furos (85 a 95% dizem) e distribui-se no interior do pneu funcionando como balanceador dinâmico. Já usei este produto no passado e posso confirmar que nunca tive furo (se foi do selante ou não...). Mas desta vez ser também pela sua acção de balanceamento da roda... O pneu da Spyder é enorme pelo que foram necessários dois frascos (que perfazem meio litro de produto) a 24.90€ cada adquiridos na Longitude 009 em Lisboa.
E foi ainda preciso trocar as pastilhas das rodas da frente. Já tinham sido trocadas aos 22.000km e já estavam próximas do 1mm de limite de espessura (talvez fizessem mais 1.000 ou 2.000 quilómetros) pelo que com as rodas já desmontadas aproveitei para substituí-las. Voltei a colocar EBC em vez das Brembo de origem (que creio são um pouco inferiores) e arranjei-as a muito bom preço. Ficaram a 49.20€ (2 conjuntos) na Eurobikes cerca de metade do que paguei há 3 anos atrás.
Ainda ficar por fazer segundo o manual de manutenção: troca de velas e do líquido de refrigeração, o que deverá acontecer no final do ano princípio do próximo.
Finalmente as estatísticas. Com cerca de 43.000km nada de muito novo, o consumo geral subiu um pouco face ao ano passado (+0.3Lt) talvez também por termos feito um pouco mais de autoestrada (+1%).

A distribuição de custos mudou um pouco este ano aliviando a componente de combustível (-3%) em contrapartida de um acréscimo na manutenção
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