Apresentação
A Sul da região autónoma da Andaluzia entre Sevilha e Málaga encontram-se duas serras (de Grazalema e de Ronda) que acolhem um conjunto de povoações conhecidas por Pueblos Blancos (aldeias brancas).
Quase todas têm uma origem árabe fácil de verificar no desenho urbano labiríntico na parte mais antiga destas aldeias. Com a reconquista de todo o Sul de Espanha eram oferecidas aos mouros residentes duas opções: converter-se ao cristianismo e viver como mouriscos (muçulmano convertido) ou ser despojado de todos os bens e expulsos.
Muitos optam pela conversão (não deixando de praticar a religião muçulmana em segredo) mas perseguidos acabam por procurar refúgio na serra criando ou reforçando pequenos núcleos populacionais existentes.
É nestes lugares que vão edificando pequenas casas amontoadas e desorganizadas em redor de ruas estreitas que lembram as medinas no Norte de África.
Assim nascem alguns dos Pueblos Blancos, pequenos lugarejos isolados de casitas caiadas escondidas na serra.
Facto curioso é a presença da terminação "La Frontera" no nome de algumas aldeias e vilas. Uma das explicações é que à medida que os cristãos iam reconquistando o território eram estabelecidas novas fronteiras e como tal as povoações que se encontravam nos limites terão recebido o nome.
Existem muitos Pueblos Blancos estando a maioria localizados na Serra de Grazalema e proximidades. A serra a Sul de Ronda também acolhe algumas aldeias digna de nota.
Embora todas tenham o seu encanto há um pequeno conjunto que se destaca pela sua localização e/ou pela forma como conseguiu preservar a sua autenticidade ao longo dos tempos.
É sobre esta selecção que propomos um roteiro que se estende pelas duas serras.
O itinerário será para 2 ou 3 dias podendo ser mais curto se for restrito a apenas uma das serras.
Serra de Grazalema
Arcos de la Frontera El Gastor Grazalema Montejaque Olvera Setenil de las Bodegas Ubrique Villaluenga del Rosario Zahara de la Sierra
Serra de Ronda
Casares Gaucín Júzcar Ronda
Ronda não sendo um pueblo blanco é mandatória a visita pela sua importância e grande interesse turístico. Poderá também ser o local perfeito para pernoitar e servir de base para o percurso.
As épocas recomendadas para fazer este trajecto são as habituais: final da Primavera, início do Verão e princípio de Outono.
Uma nota importante: surpreendentemente Grazalema é o local de toda a Espanha com maior precipitação (cerca de 1962mm médios anuais).
Será por isso importante considerar a previsão meteorológica para acautelar um bom equipamento de chuva se necessário.
Também referir que a praticamente todas as estradas pelas duas serras (de Grazalema e de Ronda) são asfaltadas.
No entanto ainda existem alguns segmentos sem asfalto e outros com alcatrão em más condições. O roteiro evita estes troços e inclui apenas estradas asfaltadas em condições razoáveis
Deixe-nos a sua mensagem